Voltando a estudar mágica

( Existem mágicas fáceis, médias, difíceis e praticamente impossíveis de se executar. Essa é uma extremamente simples e é ótima para quem quiser começar)

Dedicatória do Markan

Hoje, enquanto voltava da casa da Amanda, me deu vontade de voltar a estudar mágicas com cartas. Esse sempre foi um dos meus passatempos predilétos desde criança, mas que por causa da correria diária estava meio abandonado…

Chegando em casa, resolvi assistir alguns vídeos do youtube para ver se achava alguma coisa interessante, e me deparei com essa mágica

[youtube]89iPBOaxZzs[/youtube]

Essa foi a 1a mágica que eu aprendi com meu “breve professor” Markan. E fiquei meio chateado relembrando de um post meu no antigo fotolog, em 26/10/2004. Achei ele e colo abaixo para todos.

Acho que todos sabem que um dos meus lazeres prediletos é a mágica. Principalmente aquela que você pode em fazer em qualquer lugar (street magic). Eu adoro mágicas com baralhos.

Em 2000 estavamos eu, a Matilda, o Chicória, o Japonês e o Sinistro passeando pelo Shopping Butantã quando em um dos quiósques, tinha um sr fazendo alguns truques com cartas. Claro que eu parei para olhar.

Ele demonstrou alguns truques simples, mas de impacto assustador (a mágica das cartas que se encontram – vermelho com vermelho e preto com preto – e a das cartas que desviram sozinhas) e mostrava que eram feitas com baralho comum. E estava vendendo um livro que mostrava dezenas de outros truques…

Na semana seguinte voltei para comprar o livro. E dai fiquei com ele durante toda a tarde acompanhando ele vendendo o livro e demonstrando alguns outros truques e dando várias dicas. Gostei tanto que voltei na semana seguinte e acompanhei ele mais uma tarde.

E notei que varias pessoas compraram os livros achando que fariam os truques e tal, e voltavam falando que não conseguiam fazer, ou se faziam, não tinha a menor graça… Dai ele falou para mim que o segredo da mágina não é o truque em si, mas como você fala com as pessoas enquanto executa os truques, e que isso não dá para ensinar em um livro…

Isso, e outras dicas marcaram bastante o meu aprendizado. Não sou um profissional, mas me divirto bastante treinando e executando.

Trocamos vários e-mails depois disso, mostrando alguns truques que eu sabia, e ele dando + dicas…

Hoje eu dei uma busca no Google para ver se ele tinha lançado mais algum material, e eis o que eu acho:

“MARKAN – Ithamar de Oliveira Camasmie – Faleceu em São Paulo onde residia no passado mes de julho. Participante ativo e muito conhecido no meio mágico, Markan escreveu diversos livros sobre cartomagia. (Renedir-Astrala)”
(fonte: http://www.geocities.com/brazilmagico/noticias.html)

Poxa, realmente fiquei triste :`(

Bom, hoje eu pretendo comprar um baralho e voltar a praticar mais um pouco. Baralho “pinguim”, como eu sempre gostei (mania que eu peguei dele, sei la por que).”

Hoje eu fui entrar nos sites dele e estão todos fora do ar. Que triste! Eu hospedaria eles com o maior prazer.

Mas eu tinha essa em meu histórico. Justamente a mágica acima! Como essa é bem popular, vou dar uma de Mister M, já que ele mesmo divulgava essa mágica como exemplo.

(Ps: Só leia daqui para baixo se você assistir o vídeo. Aprender um truque sem ter visto a execução dele perde 90% da graça)

Dupla Coincidência

Este efeito foi extraído do livro “O Valete de Copas” como amostra dos efeitos mágicos com um baralho comum que são explicados naquele livro. Pegue um baralho qualquer e divirta-se.

Efeito e Apresentação

Peça o auxílio de um espectador e dê-lhe o baralho para misturar e cortar à vontade.

Quando ele estiver satisfeito, tome o baralho e estenda-o em faixa sobre a mesa, de face para cima, dizendo algo sobre ele estar muito bem embaralhado e não haver cartas repetidas. Pegue o baralho nas mãos e abra-o em leque, dizendo que irá retirar duas cartas que servirão como uma predição, algo que irá ocorrer, e que por essa razão você não quer que ninguém saiba quais são elas.

Dupla Coincidência 1

Observe e memorize a primeira e a última cartas do leque, ou melhor, as cartas de cima e de baixo do baralho. Procure então as duas cartas de mesmo índice e cor daquelas que você memorizou. Por exemplo, digamos que você tenha memorizado o Dois de Espadas (2E) como a carta de cima do baralho e o Cinco de Copas (5C) como a carta de baixo. Procure então o outro Dois preto, o de Paus (2P) e o outro Cinco vermelho, o de Ouros (5O) e retire-os do baralho, colocando-os sobre a mesa, de face para baixo (veja a figura).

passo 1

Arrume o baralho e devolva-o ao espectador, pedindo-lhe para começar a dar cartas de cima do baralho sobre a mesa, uma sobre a outra. Logo que ele iniciar, diga-lhe para parar quando quiser.

No momento em que ele parar, pegue o 5O e coloque-o, de face para cima, sobre o monte que se encontra sobre a mesa. Peça ao espectador que coloque o restante do baralho, de face para baixo, sobre o 5O, ou seja, que deixe o monte de cartas que tem em mãos em cima da carta que você colocou sobre as outras, e que enquadre todas as cartas.

Diga-lhe para tomar todo o baralho novamente em suas mãos e repetir a mesma operação, parando quando quiser. Desta vez, quando ele parar, coloque o 2P, de face para cima sobre o monte da mesa e peça-lhe para colocar todo o resto do baralho sobre o 2P.

Dupla Coincidência 2

Enquadre as cartas, pegue o baralho de face para baixo e abra-o em uma longa faixa sobre a mesa. Localize as duas cartas que se encontram de face para cima e retire-as da faixa, juntamente com cada uma das cartas que estão face a face contra elas (veja a figura).

Passo 2

Separe estas quatro cartas, duas a duas, ao lado, na mesa, e, enquanto recolhe o baralho, diga: “Por uma estranha coincidência, você parou de dar cartas justamente no ponto onde estavam as cartas gêmeas daquelas que eu havia separado no início.” Vire o 2E, deixando-o ao lado do 2P e vire o 5C, deixando-o ao lado do 5O. Prepare-se para receber os aplausos!

This entry was posted in Mágica. Bookmark the permalink.

13 Responses to Voltando a estudar mágica

  1. Pingback: Infoblog » Faxina do final de ano e o meme do livro

Leave a Reply

Your email address will not be published.