Qualquer um sabe da necessidade de Gooving

Grooving

Grooving entrou no dicionário de todos os brasileiros por causa do acidente da TAM, assim como Transponder e Reverso.

Fui procurar sobre Grooving e eis que acho uma empresa nacional (Holemaker) que aluga máquinas para fazer este serviço! E olha o que está escrito na página:

“Engenheiros e administradores de aeroportos sabem que o grooving, ou ranhuramento, é a única maneira eficaz para se evitar a aquaplanagem em situações de pousos em pistas molhadas. Seja em pistas construídas em pavimento rígido (concreto) ou flexível (asfalto), o ranhuramento aumenta o coeficiente de atrito proporcionando maior área de contato não encharcado. Além disso, agiliza o escoamento da água para as laterais da pista.
Esse trabalho resulta em pistas mais seguras, exigindo menor extensão para os pousos, ou em contrapartida, permitindo a aterrissagem de aeronaves maiores.

Será que os engenheiros e administradores de Congonhas sabiam? Bom, provavelmente sabiam, mas tinham certeza que São Paulo quase não cai garoa no final de tarde nessa época do ano, se não aqui seria conhecido como terra da garoa!

[editado às 19/07 3:33 da manhã] Segundo a entrevista coletiva, um dos entrevistados que era chefe de sei lá o que, falou que aquaplanagem só ocorre com lâminas acima de 3 milímetros, e que no dia do acidente não tinha lâmina de água! [/editado]

This entry was posted in Bla bla bla. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.