Pulmão do mundo e o efeito estufa

Estava lendo uma reportagem falando da indignação do Governador do Piauí depois das declarações do Presidente da Philips ter afirmado que “Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado”.

A declaração foi totalmente infeliz, mas o meu post na verdade é sobre a carta-resposta do governador do Piauí Wellington Dias, e não tem nada a ver com o Piauí. Como ela é bem interessante, vou postar inteira:

“Tenho certeza de que o capitalismo afasta o homem do ser humano. Que Deus dê a ele a oportunidade de conhecer o Piauí e os homens e mulheres que aqui vivem. Para se ter uma idéia, o Piauí tem 80% de suas florestas nativas preservadas e produz oxigênio para o Brasil e para o mundo. O Piauí, segundo estudos em andamento, tem uma das maiores bacias de gás e petróleo do país.

É do Piauí a melhor escola do Brasil, eleita dois anos consecutivos pelo Enem. O Piauí tem a melhor produtividade de soja, mel e algodão do país. Por coincidência, um piauiense, José Horácio de Freitas, foi diretor financeiro da Philips. Por ele e por todos os cidadãos piauienses deveríamos ter respeito. E faço a ele o convite para vir conhecer o Piauí.”

Existe alguns “pré-conceitos” clássicos no ensino de Ciências e que vão durar até a eternidade! Nós temos que preservar as florestas por diversos outros motivos, mas um que jamais pode ser utilizado é “produção de oxigênio”. Os professores dão tanta ênfase na fotossintese que os alunos acabam esquecendo que planta também respira. No final das contas as árvores acabam consumindo quase todo oxigênio que elas produzem!!!

Além disso, o termo “pulmão do mundo” tem outro erro, já que pulmão não produz oxigênio…

A mesma coisa acontece quando falamos de efeito estufa! Do jeito que mostram na mídia, parece que é a coisa que vai destruir nosso planeta, mas poucos falam que é graças a ele que existe vida em nosso planeta. Se não fosse o efeito estufa, teriamos dias extremamente quentes e noites extremamente frias, o que muito provavelmente impossibilitaria a existência de vida na Terra!

Victor FasanoMas nem tudo está perdido. Quando o Victor Fasano foi no Faustão esses dias falar sobre o aquecimento global, achei que iria falar essas coisas de “pulmão do mundo” e “o vilão é o efeito estufa”, mas aconteceu exatamente o contrário! Ele falou que são as algas (segundo a Amanda, mais especificamente o fitoplancton) que produzem quase todo o oxigênio da Terra e que se não fosse o efeito estufa, a Terra seria um enorme deserto!

É isso ai!!! Vamos salvar a Terra, mas sem agredir o conhecimento!

This entry was posted in Botando a boca no mundo. Bookmark the permalink.

5 Responses to Pulmão do mundo e o efeito estufa

  1. Pingback: Rastro de Carbono » A vez das algas

Leave a Reply

Your email address will not be published.